Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
probioticos capa blog
01 Dezembro 2022

Probióticos e os seus 10 principais benefícios

Os Probióticos e os seus 10 Principais Benefícios para a saúde para que o nosso sistema imunitário funcione regularmente e cumpra a sua função que é defender o nosso organismo de doenças, vírus, bactérias e demais problemas de saúde é necessário que ele seja frequentemente estimulado para que esteja fortalecido para enfrentar os ataques externos e internos que o nosso corpo enfrenta diariamente.

Para além dos compostos vitamínicos, das vitaminas como A, C e D, dos suplementos alimentares como a Equinácia, o Própolis e outros, temos também os probióticos que são de extrema importância para a manutenção de uma vida saudável e equilibrada.

Os probióticos actuam beneficamente  para manter nosso sistema digestivo saudável, estimular o nosso sistema imunitário, e prevenir inúmeras doenças e problemas de saúde.

O que são os probióticos?

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, os probióticos são micro organismos vivos (bactérias ou leveduras) que quando administrados em quantidades adequadas contribuem para muitos benefícios à nossa saúde.  O nome Próbiotico significa «Em favor da vida». Pró = “Em favor de” – Bio = “Vida”.

Vamos explicar melhor, no nosso intestino temos uma quantidade enorme destes micro organismos,  são naturais e fazem parte da nossa microbiota intestinal, antigamente chamada de flora intestinal. Neste ambiente, ou seja, dentro do intestino co-existem bactérias más e boas.

Os probióticos são micro organismos “bons” que equilibram a nossa microbiota intestinal, tendo como função impedir o crescimento de bactérias patogénicas, facilitar o processo digestivo, estimular o sistema imunológico, melhorar o processo de  absorção de nutrientes,  regular o funcionamento e o desenvolvimento do intestino, combater a obesidade, proteger o sistema uro genital,  produzir vitaminas como a Vitamina K e a Biotina, etc.

Quais os 10 benefícios principais dos Probióticos

São vários os benefícios dos Probiótico, eles como já falamos atuam a nível do intestino que é considerado por muitos como o nosso segundo cérebro, e se o mantivermos saudável, o resultado é sem dúvida termos um organismo saudável.

Veja em baixo os 10 principais beneficios dos Probióticos:

Fortalecer o sistema imunitário

Aumenta a imunidade através da produção de células de defesa chamadas macrófagos presentes em todo o nosso organismo. Segundo a Revista Selecções Brasil, em 10 estudos realizados em 2010 verificou-se  uma redução em 12% o número de infecções do trato respiratório superior, diminuindo também o número de pessoas que contraíram uma gripe considerada forte.

Prevenir alergias

Protegem e estimulam as defesas da pele, do couro cabeludo, devolvendo força aos fios e ajudando na recuperação da protecção imunológica cutânea. Benéfico também  no combate a doenças de pele como acnes, psoriase, eczemas, etc.

Alívio da intolerância à lactose

A intolerância a lactose caracteriza-se por diminuição parcial ou total da actividade da enzima lactase na mucosa do intestino provocando diarreia e outros transtornos digestivos. Alguns estudos demonstram que  Probióticos podem ser benéficos ao fornecer enzima lactase para o intestino delgado, melhorando os sintomas dessa doença.

Prisão de ventre e a diarreia

Prevenção e tratamento de infecções e inflamações gastrointestinais. Previne doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável e doença de Chron. Eficaz para regular o trânsito intestinal em casos de  constipação causada pela má alimentação pobre em fibras. Também eficaz em casos de profilaxia de diarreia aguda e da diarreia associada ao uso de antibiótico.

Infecções uro genitais

Os microrganismos probióticos podem alterar a microbiota favoravelmente e estimular o sistema de defesa da região genital feminina e vias urinárias, evitando a proliferação de bactérias locais, combatendo infecções urinárias e candidiases recorrentes.

Aumentar a absorção de nutrientes

Os probióticos aumentam os níveis de absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos, cálcio e ferro e demais vitaminas

Prevenir doenças orais

Alguns estudos demonstraram que a utilização de probióticos talvez seja capaz prevenir cáries dentárias e inibir a colonização de bactérias na cavidade oral (boca, mucosa, dentes) sendo assim, os probióticos passaram a ser cogitados como uma nova modalidade terapêutica no tratamento da doença periodontal.

Prevenir obesidade

Estudos demonstram que determinados tipos de  probióticos podem auxiliar na redução do peso, reduzindo a gordura visceral abdominal e gordura subcutânea abdominal, diminuindo a circunferência abdominal e do quadril.

Melhorar os níveis de glicose, colesterol e hipertensão

Probióticos ajudam a conter a hipertensão. Em estudos científicos realizados na Austrália foram observados que a ingestão de  probióticos estabilizou a pressão arterial de adultos que os ingeriam regularmente. Os mesmos estudos mostraram uma significativa  melhora das taxas de colesterol total e a redução da taxa de glicose no sangue.

Prevenção do cancro

Prevenir o domínio das bactérias ruins na flora intestinal – poderá diminuir o risco de tumores e cancros no intestino e reto. Diminuindo as bactérias ruins, teríamos menos inflamações nesta área,  inflamações que podem predispor a doenças colorretais. Os probióticos também tem sido indicados por médicos para diminuir as reacções adversas da quimio e radioterapia.

Probióticos naturais

Os Probióticos podem ser encontrados naturalmente nos alimentos do dia a dia, existem em iogurtes e leites fermentados e também no Kefir e agora mais comercialmente em Kombuchas.

O Kefir é uma bebida fermentada produzida com a submersão temporária dos chamados “grãos de kefir” num substrato, como o leite de vaca, leite de coco, água açucarada, etc. É considerado um dos melhores probióticos naturais do mundo.

A Kombucha, é uma bebida originária da China, ligeiramente efervescente feita com chá preto ou verde,  obtida tradicionalmente a partir da fermentação do chá, também designada como um excelente probiótico natural.

captain kombucha e os Probióticos e os seus 10 principais benefícios.
Gama Captain Kombucha

Os iogurtes que são produtos fermentados são também ricos em probióticos.

Listamos 7 alimentos que contêm Probióticos que deverá incluir na sua dieta e poderá consultar aqui.

Probióticos em Suplementos Alimentares Naturais

O Probiótico apresentado em suplementos alimentares é de extrema importância para quem tem uma dieta desequilibrada, uma alimentação pobre em fibras ou não gosta de consumir certos tipos de alimentos que contenham o probiótico natural, ou não possa por exemplo consumir Kefir devido a ter intolerância a lactose.

Nesta gama de probióticos, encontramos uma vasta gama de suplementos alimentares são mais de 100 suplementos que temos na nossa loja, poderá encontrar aqui todos os Probióticos na nossa gama.

Existem vários suplementos de qualidade, vou deixar-lhe aqui 4 soluções que achamos que seja dos melhores probióticos da nossa variada seleção de produtos:

Bio-Kult Advanced 60 cápsulas

Bio-Kult Advanced em 60 cápsulas é um probiótico multi-estirpe fantástico, que reúne 14 estirpes de bactérias benéficas. Muito potente, a sua fórmula à base de ingredientes naturais ajuda a manter saudáveis os sistemas digestivo e imunitário.

biokult advanced para os Probióticos e os seus 10 principais benefícios
Bio-Kult Advanced

Probiótico 10 – 25 Billion Now Foods

Probiotic-10 oferece um espectro equilibrado de organismos vivos produzidos em estirpes bacterianas probióticas resistentes ao ácido que são conhecidas por colonizar naturalmente o trato gastro intestinal humano.

Alguns dos seus Benefícios principais: Ajuda a manter a integridade do revestimento intestinal, Apoia a mobilidade intestina, Participa no processo de desintoxicação e Suporta o sistema imunitário.

probiotico now para os Probióticos e os seus 10 principais benefícios
Now Foods Probiótico-10 25 Billion

Bacidofilus Symbio Immune – Dietmed

O Bacidofilus Symbio Immune é um probiótico indicado para normalizar a função intestinal e ao mesmo tempo fortalece as defesas do corpo e promove a colonização intestinal por agentes benéficos.

Este probiótico apresenta na sua composição um conjunto de 15 estirpes de fermentos lácticos

Contém a Vitamina B2 (riboflavina) contribui para a manutenção de mucosas normais e contém a Vitamina B6 e o Zinco contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.

bacidofilus symbio da dietmed para os Probióticos e os seus 10 principais benefícios
Bacidofilus Symbio Immune da Dietmed

Ergyphilus Plus da Nutergia

Ergyphilus plus é um suplemento alimentar probiótico à base de 4 estirpes de lactobacilos e bifidobactérias revivificáveis doseados a 6 mil milhões por cápsula.

Um dos principais benefícios deste suplemento é restabelecer o equilíbrio da flora intestinal em casos de toma de antibióticos, diarreia, problemas vaginais de repetição, diarreias do viajante.

Ergyphilus da nutergia para o Blog Probióticos
Ergyphilus Plus da Nutergia

Agora depois de conhecer os Probióticos e os seus 10 Principais Benefícios, se ficou curioso e com vontade de explorar um pouco mais este assunto, temos outros temas escritos por nós no nosso blog, pode consultar aqui:

Conheça os Benefícios dos Probióticos

7 alimentos probióticos a incluir na dieta

Na Lifenatura temos mais de 100 Probióticos disponíveis, poderá consultar todos os Probióticos na nossa loja.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Probi%C3%B3tico

file:///C:/Users/PC/Downloads/1276-Texto%20do%20artigo%20-%20Arquivo%20Original-6300-2-10-20110411.pdf

http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72722012000200018

http://www.cff.org.br/noticia.php?id=2078&titulo=Probi%C3%B3ticos+ajudam+a+conter+a+hipertens%C3%A3o

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.