Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
22 Setembro 2020

Equinácea. O que é e para que serve?

O que é  Equinácea e para que serve?

A Equinácea (Echinacea) é uma planta medicinal pertencente a família botânica de espécies como o girassol (Helianthus), o crisântemo (Chrysanthemum sp), a margarida (Bellis perenis), entre muitas outras. Originária do leste e centro  da América do Norte, a Equinácea (Echinacea) pertencente a família Asteraceae,  é constituída por nove espécies, sendo as mais utilizadas na área medicinal a Echinacea purpurea, a Echinacea angustifolia e a Echinacea pallida. O género especifico Echinacea inclui apenas espécies originárias da América do Norte, tendo sido descrito pela  primeira vez por Conrad Moench num estudo realizado e publicado em 1794.

As raízes de Echinacea angustifolia foram originalmente usadas pelos índios norte-americanos nos cuidados de  uma variedade de infecções através de infusões e cataplasmas para tratar feridas, abcessos, lesões na pele e picadas de inseto . No final de 1800, essas preparações de Equinácea  tornaram-se populares como remédios para o resfriado comum e desde então tem sido largamente utilizada para tratar  doenças virais ou bacterianas.

Na Europa os primeiros usos medicinais destinavam-se a tratar , indigestões, dores de cabeça, e externamente como cataplasmas, uma pasta medicamentosa resultante da mistura de diferentes ingredientes, tendo como base raízes e folhas da Equinácea para tratar artrites, doenças de peles,  hemorroidas e doenças venéreas.

Uma pesquisa na América do Norte, analisando o uso de medicina complementar e alternativa em adultos, descobriu que a Equinácea era o produto natural mais comumente usado.

Muitos estudos e ensaios clínicos têm sido desenvolvidos em todo o mundo para verificar a eficácia do tratamento com a Equinácea em doentes oncológicos.  Embora não haja evidências de que a Equinácea possa ajudar a tratar, prevenir ou curar o câncer de qualquer tipo; algumas pessoas utilizam porque acreditam que será benéfico para estimular o sistema imunológico e de defesas do organismo. Entretanto alguns terapeutas afirmam que a utilização desta erva medicinal poderá também aliviar os sintomas ocasionados pelo tratamento contra o câncer como a  quimioterapia e radioterapia.

Como podem ver o uso da Equinácea é benéfico para muitos aspectos da saúde como para fortalecer o sistema imunológico como uma poderosa erva anti viral. Também contribui para o controlo da ansiedade como demonstrado no estudo Phythoterapy Research em 2012, colaborando para a regulação das sinapses, zonas ativas de contato entre uma terminação nervosa e  neurônios, células musculares  ou células glandulares.

Muitas estudos  continuam a ser realizados e segundo a revista científica BMC Complementary and Alternative Medicine, uma pesquisa feita em 2013 dá indícios de que o suplemento de Equinácea também pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Indicações para o uso da Equinácea:

Indicada para o tratamento coadjuvante de gripes, resfriados, infecções respiratórias, infecções de pele,  acne, eczema, tratamento da artrite , tratamento de otites (infecções do ouvido médio), distúrbios de ansiedade, melhoria da performance do exercício físico, afecções bucais como aftas e gengivites, herpes, leucopénia (baixa contagem de glóbulos brancos no sangue), infecções do trato urinário, enxaquecas, alergias, picadas de insectos, eczema, e síndrome de fadiga crónica.

Benefícios  da Equinácea:

– Combate Bactérias e Vírus;

– Fortalece o sistema imunológico;

– Reduz as inflamações;

– Acelera o processo de cicatrização e regeneração da pele;

– Melhora o funcionamento das vias respiratórias;

– Evita o aparecimento de infecções orais;

– Alivia os sintomas de ansiedade e depressão;

– Combate infecções da pele;

– Ação antioxidante e combate os radicais livres;

– Contém zinco e vitamina c;

– Combate a hipertensão;

– Aumenta os níveis de oxigênio no sangue;

– Estimula o metabolismo e gera energia para o corpo;

– Alivia dores e desconfortos físicos;

– Ajuda a eliminar toxinas presentes no fígado;

– Ajuda a melhorar a função do sistema renal e do sistema linfático;

Porque a Equinácea ajuda ao sistema imunitário?

A Equinácea conta com variados compostos como polissacarídeos, flavonoides, polifenóis, alquilamidas, vitamina C, zinco e selénio,  que estimulam o sistema imunitário, elevando o número de  glóbulos vermelhos no sangue contribuindo para que estes se desloquem mais rapidamente até as zonas de infecção. Os autores de uma pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, concluíram ainda que, se ingerida preventivamente, a Equinácea pode reduzir em até 65% a incidência de infecções virais e  reduzir em até 58% as chances de se contrair uma gripe, por exemplo.

Porque a Equinácea atua como anti-inflamatório?

Os  polissacarideos da Equinácea tem um efeito anti-inflamatório similar ao da cortisona. Por isso é eficaz no tratamento da artrite, acne, eczema ou outras patologias produzidas por bactérias que provoquem inflamação. Tem acção cicatrizante e promove a regeneração celular.

Forma de apresentação da Equinácea:

A Equinácea é encontrada em várias formas como folhas secas,  raiz, flores, cremes, extratos em pó, extratos líquidos, infusões,  pomadas e em cápsulas. Podendo ser utilizada em forma de infusão, compressas, cremes e cápsulas para ingerir com água. A Equinácea pode ser comprada em farmácias, ervanárias e lojas de produtos naturais. É possível encontrar a Equinácea nos produtos da Lifenatura.

equinácia

Como utilizar a  Equinácea:

*  Em Cápsulas: Indicado como suplemento alimentar para adultos a dose ideal é 1 a 3 cápsulas por dia, de preferência às refeições ou segundo prescrição médica ou do técnico de saúde. Não exceder a toma diária recomendada. Os comprimidos e cápsulas, não devem ser partidos, abertos ou mastigados. O tratamento pode ser feito por um período máximo de 8 semanas, pois o uso prolongado pode reduzir a sua eficiência. Sendo recomendado curtos períodos de descanso na toma da Equinácea,  pode-se então utilizar neste período de pausa outros imuno estimulantes como o Própolis.

equinácia

* Em Infusão de saquetas: Em forma de chá, pode-se tomar de 2 a 3 chávenas por dia. Utilize 1 saqueta por chávena. Deixar em infusão durante 3 a 5 minutos.

* Em Infusão de folhas, flores ou raízes secas: Utilize 2 colheres de chá  ou um punhado de folhas frescas ou secas para cada chávena de água. Adicione  Equinácea na água fervente  durante aproximadamente 15 minutos deixando em lume brando, em seguida coe e está pronto. Pode adoçar com mel ou adoçante natural.

* Em forma de creme ou pomada: Aplicar localmente sempre que necessário, para ajudar a curar feridas na pele ou tratar outros tipos de problemas de pele como acne, peles ásperas,  pequenas feridas, pele esfolada, picadas de insetos e borbulhas. É igualmente um excelente creme de mãos básico.

creme de equinácia

Possíveis efeitos colaterais da Equinácea:

Os efeitos colaterais raramente se manifestam, mas as reações adversas mais comuns são:

  • Febre passageira;
  • Distúrbios gastrintestinais, como náusea, vômito;
  • Reações alérgicas diversas, como coceira e agravamento de crises asmáticas;
  • Sonolência;
  • Tontura;

Quando não deve tomar Equinácea:

A equinácea está contra indicada em pacientes com alterações hepáticas, esclerose múltipla, asma, tuberculose, colagenose, HIV positivo, com alergia a plantas da família Asteraceae. Este suplemento também está contra-indicado para grávidas, lactantes e em crianças menores de 12 anos.

A ingestão do chá de equinacea pode agravar algumas doenças autoimunes devido à interação da erva com medicamentos usados para o tratamento de doenças como o lúpus, a esclerose múltipla e a artrite reumatoide.

Fontes:

http://icm.fch.lisboa.ucp.pt/resources/Documentos/CEPCEP/Dicionario,%20Letra%20E.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Echinacea
https://istoe.com.br/1326_EQUINACEA+CONTRA+A+GRIPE/
https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/jmf.2016.3790
https://www.boa-saude.pt/Artigos-e-Dicas/Sistema-Imunitario-e-Alergias/Equinacea-o-antibiotico-natural

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.