Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
20 Outubro 2020

Própolis o que é e para que serve?

O Própolis é um produto oriundo de substâncias resinosas e balsâmicas, colhidas pelas abelhas de flores e plantas, nas quais as abelhas acrescentam secreções salivares,

para a elaboração do produto final em suas colmeias.  O processo de produção de Própolis pelas abelhas é bastante trabalhoso, passando pela raspagem nas plantas feitas pelas abelhas com a mandíbula, adição de secreções salivares e manipulação com as patas para adição de pólen e cera.

O Própolis tem diversas utilidades dentro da colmeia, como por exemplo manter a temperatura interna, vedar os favos de mel, proteger a colmeia das intempéries,

manter a colmeia higienizada internamente, e contribuir para se livrar de insectos intrusos, já que a parte interna da colmeia ficará com uma camada lisa e escorregadia o que facilitará a expulsão para fora da colmeia de insectos como formigas, besouros, etc.

Na medicina natural o Própolis é largamente utilizado na cura e prevenção dos mais variados tipos de doenças como veremos mais abaixo.

História do Própolis:

O Própolis é utilizado desde 350 a.C. e foram os gregos que lhe deram o nome de «Própolis» que significa “pró”=em favor de + “polis”=cidade, isto é, para o bem, em defesa da cidade, no caso em defesa da colmeia.

O Própolis era utilizado pelos egípcios na mumificação dos corpos, como conservante e anti-bacteriano, os gregos utilizavam para curar abcessos e problemas de pele, e os romanos para tratamento de ferimentos graves.  No século XVIII, o própolis passou a ser utilizado como vedante e conservante de madeiras, sendo utilizado numa marca famosa de violinos, a Stradivarius.

Foi na década de 1980, que o Própolis começou a se tornar conhecido na medicina natural e considerado altamente benéfico para a saúde humana, por conter propriedades anti-microbianas, anti-fúngicas, anti-virais, bactericida, anti-inflamatórias, cicatrizantes e anti-sépticas. Sendo mencionado também como um poderoso agente hepato-protector, anti-úlceras, estimulador do sistema imunológico, e com grande acção inibidora na multiplicação de células tumorais.

Estudos realizados sobre o Própolis:

Há décadas em todo o mundo realizam-se estudos e pesquisas sobre a eficácia do própolis em problemas específicos de saúde. No Brasil, em 2007, pesquisadores investigaram as propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas de um tipo de própolis maranhense (geoprópolis) no combate à cárie dentária.

Em 2000, investigadores da Universidade Médica do Estado, em Lvov (Ucrânia), testaram a eficácia de uma pomada de própolis para tratar herpes genital causada pelo herpes simplex vírus 2, obtendo resultados bastante positivos.

Estudos  da década de 1990 mostraram que o Própolis é altamente eficaz no combate a bactérias responsáveis por doenças respiratórias. Experiências realizadas na Turquia, comprovaram que o extracto de própolis é capaz de inibir o crescimento da Helicobacter pylori, causadora de câncer de estômago, gastrite e úlcera.

O Própolis também se mostrou eficiente em produtos criados com objectivos de tratar pele de queimados, tratar cândida, um fungo conhecido por atacar a região genital feminina, pele e região oral.  Dezenas de pesquisas científicas já comprovaram que o Própolis contém importantes substâncias que limitam o crescimento de vírus e bactérias, prevenindo o aparecimento de doenças na colmeia, consequentemente após muitos estudos científicos conclui-se que o Própolis também é extremamente benéfico para a saúde humana.

Composição do Própolis:

  • Resinas vegetais e bálsamos: 50%
  • Cera de abelha: 30%
  • Óleos essenciais: 10%
  • Grãos de pólen: 5%
    Flavonoides
  • Minerais: alumínio, cálcio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
  • Vitaminas:  Vitaminas do complexo B, pró-vitaminas A (ou carotenóide)
  • Flavonóides

Os componentes presentes no Própolis provêm de resinas de plantas e flores, substâncias segregadas pelas abelhas como cera, enzimas salivares, e demais substâncias introduzidas pela acção das abelhas durante a elaboração do Própolis.

Cada tipo de Própolis tem uma composição química distinta, o que muda na constituição são os ingredientes obtidos na vegetação próxima às colmeias, mas isso não significa que um tipo seja melhor ou pior que o outro, apenas contem composições diferentes, mas são igualmente eficientes no trato de diversas doenças e problemas de saúde.

Os principais produtores são a Rússia, China, Estados Unidos da América, Brasil e Austrália. Na Europa, são a França, a Espanha, a Itália, a Alemanha e a Bulgária.

Tipos de Própolis:

Os diversos tipos de Própolis Verde, Vermelho e Preto, são diferenciados pelo odor, pela cor e consistência. Essas características estão associadas a espécie de abelha produtora e a planta de origem presente na região em que se encontra a colmeia onde o Própolis foi produzido. Entretanto apesar de diferentes em sua cor e consistência, todos os tipos de Própolis actuam beneficamente no combate a diversos tipos de doenças; sendo igualmente eficientes na estimulação do sistema imunológico

Propriedades e Benefícios do Própolis:

O Própolis possui diversas ações benéficas para a saúde do ser humano.

Anti-fúngica: Eficaz no tratamento de problemas de pele, acne, micoses em geral, frieiras, etc.

Anti-inflamatória: Eficiente no tratamento de artrites, artroses e reumatoides. Tendo sua ação e eficiência comparada ao Diclofenaco, remédio utilizado no tratamento de diversos processos inflamatórios.

Cicatrizante e regenerador da pele:  Eficiente para tratar dermatites, feridas, queimaduras, devido à presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.

Anestésico: Eficaz no combate a dores de garganta, amigdalites, dores de dentes, etc

Imuno-estimulante: Estimula a produção de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infeções.

Anti-bacteriana: Eficaz na destruição de bactérias nocivas ao corpo humano. Eficiente no tratamento de gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, amigdalites, faringite, laringite, bronquites, pneumonias, gripes, etc.

Anti-viral: A acção anti-viral actua contra a  herpes, adenovírus, corona vírus, rota vírus, etc. Por isso, sua utilização também é indicado contra doenças gripes, resfriados e dores de garganta.

Produtos com Própolis:

Em todo o mundo existem centenas de produtos produzidos a partir do Própolis no que se incluem cosméticos,  pomadas, cremes, extractos, pasta dental, alimentos, remédios, suplementos alimentares,  etc.

Na Lifenatura você poderá encontrar os mais diversos produtos de Própolis

Extracto de Própolis : Ajuda a combater doenças sazonais, ideal para mudanças de estações, aumenta defesas do organismo

Cápsulas: Antibiótico natural por excelência. Indicado para o proteger das gripes e constipações, fortalecendo assim o seu sistema imunitário.

Gotas: Própolis em gotas cura várias infecções, previne e trata pneumonia crónica e bronquite infantil, bem como fortalece a acção imunológica.

Xarope: Poderoso antibiótico natural, com  propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas, protege o trato respiratório superior, pois contém substâncias activas anti-inflamatórias e nutritivas que ajudam na libertação do muco.

Creme: O creme de Própolis é especialmente indicado em situação de feridas, borbulhas, acne e infecções cutâneas e como reparador cutâneo

Pasta de Dente: Os seus extractos naturais conferem-lhe propriedades purificantes, aromatizantes e reforçantes das gengivas.

Como utilizar o Própolis:

A utilização do própolis dever ser feita consoante ao problema a ser tratado e a posologia depende do tipo e concentração do produto, idade da pessoa, local de aplicação, etc. Devem sempre ser seguidas as instruções que constam na embalagem do produto ou a recomendação do médico.

Como conservar o Própolis:

O Própolis deve ser mantido ao abrigo da luz e em local fresco, longe de fontes de calor, principalmente na forma de extracto alcoólico. Esteja atento também a data de validade do produto, não devendo ser utilizados produtos com data de validade vencida

Contra-indicações do Própolis:

– O Própolis é contra-indicado para gestantes e lactantes, já que não há estudos que assegurem sua segurança para o feto ou para o bebé;

– Não deve fazer uso do Própolis concomitante a medicações anticoagulantes, pois pode retardar a coagulação do sangue;

– Pessoas com alergia a picadas de abelhas ou produtos apícolas não podem consumir o produto;

– Diabéticos devem receber orientação médica antes de utilizar o Própolis;

– As versões do extracto com álcool estão também contra-indicadas para crianças com menos de 12 anos de idade.

Efeitos colaterais do Própolis:

– Risco de alergia como inchaço, vermelhidão, comichão ou urticária na pele.

– Sugere-se que antes de utilizar pingue duas gotas do extrato na pele e espere por 30 minutos para ver se surge alguma reação alérgica.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3polis

http://docweb.epagri.sc.gov.br/website_epagri/PRODUCAO-BENEFICIAMENTO-PROPOLIS.pdf

http://fnap.pt/web/wp-content/uploads/Manual_Produ%C3%A7%C3%A3o-P%C3%B3len-e-Propolis_FNAP_2010-1.pdf

https://www.revistaplaneta.com.br/o-presente-das-abelhas-propolis/

https://super.abril.com.br/saude/propolis-faz-bem-mesmo-veja-o-que-a-ciencia-tem-a-dizer/

https://belezaesaude.com/propolis/

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.