Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
Manteiga de Amendoim Cremosa 230 gr - Biomit
13 Outubro 2020

Vitamina C a sua importância e benefícios

Antes de conhecer a importância e os benefícios específicos da Vitamina C, é importante saber o que são vitaminas. As vitaminas são elementos químicos orgânicos essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo, mas que entretanto o nosso organismo não consegue produzi-las, sendo necessária consegui-las através de suplementos vitamínicos ou através dos alimentos.

A vitamina C faz parte de um grupo de 13 vitaminas que o ser humano
necessita. Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é uma das vitaminas mais importantes para o equilíbrio do nosso organismo. Por ser um poderoso antioxidante, a vitamina C ajuda a proteger as células contra os radicais livres causadores de envelhecimento precoce, alguns tipos de cancro e doenças cardíacas.

A falta ou deficiência de vitamina C no organismo pode causar escorbuto, uma doença que apresenta uma série de manifestações clínicas como dores musculares, irritabilidade, hemorragias na gengiva e sangramentos no nariz. Essa doença começou a manifestar-se no século XVIII, quando muitos marinheiros morreram a bordo de longas viagens marítimas.

A doença foi descoberta efectivamente pelo médico escocês Dr. James Lind através de um estudo realizado em 1753, comprovando que a ingestão de frutos cítricos melhorava o quadro do escorbuto. A partir de 1795, a marinha britânica tornou obrigatório o consumo de sumos e frutos cítricos como lima, limão, laranja, clementina, etc.

Na década de 1970, a utilização de vitamina C ganhou notoriedade pelas mãos do bioquímico Linus Pauling (1901-1994), vencedor do prémio Nobel de química em 1954, que afirmava que o consumo de Vitamina C diariamente era benéfico para evitar gripes e infecções; tendo inclusive publicado um livro com informações bastante consistentes sobre esse tema.

Principais sintomas de carência de vitamina C

  • Cansaço e tontura, devido à anemia causada pela pouca absorção do ferro;
  • Ocorrência de gripes frequentes;
  • Aumento de riscos de infecções;
  • Pele seca, enfraquecimento das unhas e cartilagens;
  • Queda de cabelo;
  • Dificuldade de cicatrização da pele e feridas devido à deficiência do colágenio;
  • Diminuição das capacidades psicomotoras;
  • Sangramentos na gengiva e nariz;
  • Manchas arroxeadas pelo corpo, devido ao rompimento dos vasos sanguíneos;
  • Stress e dificuldade de raciocínio pois a carência de vitamina produz alterações químicas cerebrais;

Benefícios da Vitamina C

infecções, gripes, e também essencial na formação dos músculos, colágenio, cartilagem e vasos sanguíneos. Actua no sistema imunológico e no sistema nervoso central, e por não ser produzida pelo nosso organismo temos que obtê-la através dos alimentos e suplementos alimentares.

A vitamina C é hidrossolúvel , ou seja, é solúvel em água, e por isso, o nosso corpo não a armazena em quantidade adequada no nosso organismo, sendo necessário um consumo diário em doses equilibradas.

Benefícios:

  • Promove a síntese de hormónios;
  • Previne diversos tipos de cancro;
  • Previne o escorbuto;
  • Reforça o sistema imunitário e estimula a defesa do organismo contra infecções e gripes;
  • Facilita a absorção de ferro pelo corpo;
  • Contribui para a formação das fibras de colagenio, importante para a formação de ossos, cartilagem, dentes, gengivas, vasos sanguíneos e pele;
  • Mantém a integridade dos vasos sanguíneos;
  • Contribui para a manutenção do sistema nervoso;
  • Reduz o cansaço e a fadiga;
  • Protege as células dos efeitos nocivos dos radicais livres;
  • Promove a absorção de ferro, elemento importante na formação das células sanguíneas;

Vitamina C nos alimentos

A vitamina C é encontrada em diversos alimentos como:

Frutas: Limão, lima, laranja, acerola, kiwi, toranja, clementina, nectarina, mamão papaia, morango;

Legumes e vegetais: Batatas, tomates, pimentos, repolho, couve de bruxelas, brócolos, espinafre, salsa crua, grelos de couves crus, grelos de nabos crus, couve-galega crua;

Os alimentos com vitamina C só devem ser cortados no momento exacto em que forem ser consumidos, pois a vitamina evapora-se rapidamente e dissolve-se rapidamente em água, daí a recomendação para consumir vegetais e legumes com vitamina C em sua forma natural, crus, pois o calor do cozimento do alimento faz com que ela se perca.

Vitamina C para Crianças

Até aos 6 meses de idade a alimentação do bebé dever ser exclusiva através do leite materno, já que este meio oferece à criança todos os nutrientes e anticorpos necessários para a sua saúde.

A partir desta idade o pediatra irá orientar quanto a introdução de alimentos mais sólidos na dieta do bebé, e consequentemente alimentos em quantidades correctas que contenham não só a vitamina C como as frutas cítricas, mas demais alimentos com elementos e vitaminas essenciais para saúde da criança. Os suplementos alimentares com vitamina C para crianças podem ser encontrados, em comprimidos mastigáveis.

Forma de apresentação da Vitamina C

Vitamina C de 1 gr efervescente : Disponível em farmácias com diversos nomes comerciais;

Vitamina C Comprimidos: Alguns suplementos alimentares podem conter  em conjunto com a vitamina C, outras vitaminas como a D, zinco, equinácea (com link para o post da Equinácea), etc.

Vitaminas C saquetas: Como exemplo o suplemento Osteo activ apresentado em saquetas que contém a vitamina C que contribui para funcionamento normal do sistema muscular (ossos e das cartilagens), e o  zinco que contribui para a manutenção de ossos normais.

Dosagem diária recomendada de Vitamina C

A dosagem recomendada para o consumo de Vitamina C diário varia de acordo com o sexo, peso, etc.  Alguns grupos de risco, apresentam maiores necessidades desta vitamina, tais como: as gestantes, os idosos, os fumadores, os alcoólicos, e os doentes crónicos.

Em geral a dose diária recomendada de vitamina C, para a população adulta, varia entre 75 a 90 mg/dia.

Sendo absorvida pelo intestino delgado, o excesso de vitamina C é facilmente eliminado pelo organismo através do suor, urina e fezes. Importante lembrar que deve sempre receber aconselhamento profissional especializado sobre qual a dosagem ideal para cada caso.

Vitamina C para pele

A Vitamina C  por ter grande poder  antioxidante está presente também em diversos cosméticos destinados ao tratamento da pele como cremes, sérum, sabonetes, tónicos e protectores solares.

Por estimular a produção de colágenio, combate os radicais livres, proporcionando uma pele mais firme e mais iluminada. Com alto poder clareador, suaviza rugas e linhas de expressão.

Os produtos para a pele se utilizados concomitantemente com o protector solar contribui também para evitar o aparecimento de manchas na pele e protege contra o cancro de pele.

Fonte:


Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.