Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
Sementes de Cânhamo Descascadas 125g - BioSamara
11 Fevereiro 2021

Própolis verde: para que serve e como tomar?

O Própolis verde é produzido pelas abelhas a partir da seiva das árvores, e resulta da combinação entre a cera e a saliva das abelhas, tornando-se numa substância pegajosa que reveste e protege a colmeia de possíveis fissuras. 

A origem do uso e os benefícios do própolis natural já foram abordados no blog da Life Natura. O própolis é bastante rico em vitaminas. Esta variante do própolis contém substâncias como ácidos fenólicos, terpenos, flavonóides e óleos essenciais. Na sua composição encontram-se mais de 50 minerais, incluindo cálcio, magnésio, ferro, zinco, sílica, potássio, fósforo, cobre e cobalto. Contém também vitamina A (betacaroteno) e vitaminas B1, B2 e B3.

Porquê própolis verde?

A cor do própolis depende da área geográfica em que é plantado e o tipo de planta pelo qual é obtido. Este processo determina a cor da resina e as suas propriedades. No caso do Própolis verde, o mesmo é conseguido pela seiva do alecrim do campo. Para além do potencial oferecido por qualquer outra variedade de tem uma importante ação anticancerígena.

O própolis verde tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos dada a sua capacidade de destruir bactérias, fungos e reforçar o sistema imunitário. Tudo isto é possível porque esta variante do própolis contém Artepillina C, um flavonóide que tem ação antibacteriana, imunomoduladora, antioxidante, anti-inflamatória e até anticancerígena. 

propomax com própolis verde

Benefícios do própolis verde

Cicatrizante: em formato bálsamo é rico em flavonoides e aminoácidos, elementos cruciais na regeneração de tecidos do corpo quando há feridas, dermatites, queimaduras e úlceras.

Analgésico: o extrato de própolis verde alivia também algumas dores pontuais, como as dores de garganta, dentes, entre outras. É também recomendado em casos de intoxicação alimentar.

Antibacteriana: assim como protege a colmeia de bactérias, o própolis verde tem a mesma ação com o corpo humano. É por isso recorrente usar em doenças como angina, amigdalite, faringite, laringite, gengivite, abcesso dentário, sinusite, bronquite, pneumonia, gripe, rinite, entre outras. A toma de própolis em formato xarope é a mais aconselhada:

xarope de própolis verde

Antifúngica: o uso de própolis verde é também recomendado para tratamento de fungos, micoses e frieiras. É aconselhado igualmente para problemas no couro cabeludo.

Antiviral: Para além de bactérias, o própolis verde é eficaz no tratamento de constipações, gripes, herpes, conjuntivites e dores de garganta.

Antioxidante: Importante no reforço do sistema imunitário, a própolis age contra os agentes que causam o envelhecimento das células e dada a presença de vitamina C, permite a regeneração das células do corpo humano;

Anticancerígeno: Artepillin C é a principal substância da própolis verde. De acordo com estudos, além das propriedades antibacterianas, esta substância pode auxiliar na inibição do crescimento de células cancerígenas e no aumento do número total de linfócitos, que indicam a ativação do sistema imunitário.

O Artepillin C pode contribuir na indução da morte das células cancerígenas sem afetar as células normais. Por isso, para os japoneses por exemplo, a própolis verde é uma verdadeira “quimioterapia natural”. Até onde foi efetuada a pesquisa científica na área, a ação do própolis verde revela-se eficaz em casos de tumores no cérebro, pâncreas, cabeça e pescoço, rim, bexiga, pele, próstata, mama, cólon, fígado e sangue.

Como consumir própolis verde?

O avanço da técnica permitiu que hoje em dia existam diversas formas de usar própolis, consoante o propósito da sua utilização. No caso de regenerar tecidos da pele, o ideal será usar própolis verde em creme ou bálsamo.

Para problemas de garganta inflamada e tosse, recomenda-se fazer inalações com vapor. Basta diluir cerca de 10 gotas de própolis verde em água a ferver. Como alternativa, há ainda a possibilidade de spray, aplicando cerca de 4 vezes ao dia diretamente na zona inflamada.

Há ainda a possibilidade de toma de cápsulas para uma ação prolongada. A toma de cápsulas de própolis verde é recomendada para o reforço do sistema imunitário.

Pode ser também encontrado em pastas dentífricas e em gel, para os problemas dentários.

A composição do própolis difere de país para país e por isso não se pode precisar a dose e toma recomendada. Basta consultar o rótulo do produto, no entanto é importante pedir aconselhamento especializado antes de iniciar a toma.

Efeitos secundários

O único efeito secundário listado decorrente do uso de própolis verde é o de reação alérgica, que causa sintomas como inchaço, vermelhidão, coceira ou urticária na pele.

Para evitar este cenário, recomendamos que efetue o teste de sensibilidade: basta apenas deixar duas gotas do extrato no antebraço e aguardar cerca de 20 minutos. Se surgir algum tipo de vermelhidão ou irritação na pele, recomendamos que não o use. Caso contrário, pode começar a utilizar.

Riscos e advertências

Para além de não estar recomendado a quem faz alergia ao própolis ou a alguma substância que conste no produto, as versões do extrato com álcool não são recomendadas a crianças com menos de 12 anos. Gestantes e lactantes também só poderão consumir própolis verde mediante orientação médica.

Aconselhamento do nosso Farmacêutico

Na Lifenatura selecionamos os melhores produtos com Própolis e agora também do verde, ambos são uma excelente opção para fortalecer a Imunidade, e funciona de forma perfeita como anti-inflamatório.

Conheça um pouco mais sobre os produtos disponíveis com Própolis.

Propomax a gama completa

A gama Própomax consiste em 6 produtos com própolis castanho e verde do Brasil (mistura patenteada), pode encontrar três apresentações diferentes: gotas, spray e cápsulas.

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.