Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
30 Outubro 2018

O porquê de escolher produtos biológicos?

Serão os produtos Biológicos mais saudáveis que os outros?

O negócio de produtos biológicos está a crescer a olhos vistos e o motivo é simples: queremos alimentos naturais que sejam melhores para o nosso organismo e para o meio ambiente, mas para poder escolher uma alimentação mais saudável é necessário estar informado.
produtos biológicos
A verdade é que ainda há muitas dúvidas sobre os benefícios que os produtos biológicos realmente nos trazem em comparação aos produtos convencionais. Nós esclarecemos algumas dúvidas:

O que é um produto biológico?

Um produto biológico é um alimento proveniente de agricultura bilógica, produzido sem o uso de substâncias químicas, como pesticidas, fertilizantes e medicamentos.
Obtida respeitando a taxa de crescimento das plantas e animais e feita sem a adição de substâncias artificiais tais como aditivos, corantes e aromatizantes.

Os alimentos biológicos são melhores para mim?

Segundo algumas pesquisas, os alimentos biológicos têm um valor nutricional mais elevado que os alimentos convencionais. O motivo é a ausência de pesticidas e fertilizantes, o que faz com que as plantas aumentem sua produção de fotoquímicos (vitaminas e antioxidantes), fortalecendo sua resistência a insetos e ervas daninhas.
Além disso, vários estudos mostraram que há uma relação direta entre os pesticidas encontrados nos alimentos e os mais variados problemas de saúde, desde dores de cabeça até ao mais complicado como o cancro e defeitos congénitos.
No entanto, muitos especialistas argumentam que os níveis de pesticidas encontrados em alimentos convencionais são seguros para a maioria dos adultos saudáveis, fazendo-nos duvidar se os produtos orgânicos são realmente melhores ou se isso é apenas uma estratégia de marketing.
A verdade é que a indústria alimentar é uma indústria poderosa e sua influência pode muitas vezes criar certas dicotomias, por isso é importante estar informado e lembrar sempre que a produção biológica é um processo natural de crescimento dos alimentos enquanto que a produção convencional utiliza métodos artificiais para os fazer crescer.
Produzir em escala e a utilização desses métodos mais artificiais na produção dos alimentos resulta não só na alteração do sabor, mas também na qualidade nutricional dos produtos.
Em conclusão, estamos confiantes e defendemos abertamente que os produtos biológicos são melhores para a nossa saúde, uma vez que fornecem mais nutrientes, não estão cheios de substâncias químicas nocivas e também apresentam melhores resultados ao nível do sabor e da durabilidade.
Um dos fatores que leva as pessoas ainda não optarem por este tipo de alimentos são os preços mais caros, mas a razão é simples de encontrar, estes produtos são produzidos em quantidades menores e seu método de produção também é mais caro, pois está sujeito a um controle de qualidade muito mais rigoroso.
De qualquer forma, somos da opinião que comer melhor passa por uma estratégia de prevenção contra doenças e que, portanto, é preferível gastar um pouco mais em produtos biológicos para economizar em médicos e remédios.

A compra de produtos biológicos é melhor para o meio ambiente?

A agricultura biológica é um meio de produção agrícola e pecuária sustentável, que faz uso racional dos recursos naturais e não os compromete para as gerações futuras.
Além disso, a alimentação biológica, ao dispensar substâncias químicas, evita a contaminação do ar, do solo e da água e, ao utilizar técnicas mais protetoras do ambiente, gera um aumento na atividade biológica do solo.
Finalmente, a agricultura biológica requer um volume maior de trabalho, o que gera emprego nas áreas rurais.

É verdade que os produtos biológicos têm níveis de qualidade mais elevados?

Os alimentos biológicos são produzidos de forma mais controlada e respondem a níveis de qualidade mais elevados, uma vez que a produção biológica está sujeita a regulamentos europeus que impõem requisitos rigorosos e inspeções regulares.
Assim, os produtos biológicos estão sujeitos a controles e inspeções desde o momento em que uma cadeia de produção é distribuída e vendida, pois o processo não é apenas nas matérias-primas utilizadas, mas também no processo de fabricação de acordo com todos os requisitos impostos pela legislação, bem como se a embalagem e a rotulagem estão dentro dos parâmetros de qualidade esperados.

O que é certificação biológica?

A certificação biológica existe para identificar um produto fabricado de acordo com os requisitos impostos pela legislação europeia e como selo de garantia.
O selo de certificação biológica é obrigatório para todos os produtos nos quais são utilizados termos referentes à produção biológica. Nos países da União Européia proíbe-se colocar no rótulo de um produto a palavra biológico, ou qualquer sinónimo, sem que o produto seja certificado e consequentemente submetido aos controles pertinentes.
Para todos os produtos não pré-embalados, como frutas e legumes, a utilização do rótulo ecológico não é obrigatória. Os produtores que desejarem certificar os seus produtos com este selo devem passar por controles anuais nos quais devem demonstrar que pelo menos 95% das matérias-primas utilizadas são oriundas da agricultura biológica.

Qual é a diferença entre os produtos naturais?

Um produto é “natural” quando na sua constituição há pelo menos um elemento vindo da natureza – que pode ser de produção biológica ou não, mas isso não atende aos requisitos para obter uma certificação biológica.
Já os produtos biológicos são todos aqueles constituídos por elementos provenientes da natureza, não geneticamente modificados ou que tenham sido tratados com produtos químicos no processo de produção.

A alimentação saudável dos tempos modernos

O termo alimentação saudável, vem sofrendo alterações ao longo dos tempos, antigamente o que se indicava como imprescindível para uma alimentação saudável.
O que continua válido é que uma alimentação saudável é fundamental e que proporciona uma qualidade de vida insubstituível, pois o nosso corpo vai funcionar adequadamente respondendo a todas as funções resultando numa diminuição da prevalência no aparecimento de doenças, logo funciona como preventivo.
Novos ingredientes estão a ser mais consumidos, o fast food está a ser colocado de lado e a ser substituído por receitas saudáveis e rápidas.
Na Lifenatura pode encontrar, produtos orgânicos e biológicos, produtos alimentares integrais que podem ser consumidos ao pequeno almoço ou mesmo durante o almoço e jantar.
Fique a conhecer a nossa lista de produtos Alimentares de origem biológica > Veja Aqui>

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.