Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
15 Outubro 2018

Aromaterapia um mundo de aromas delicioso

O que é a Aromaterapia?

A aromaterapia é o uso terapêutico dos óleos essenciais para promover o bem estar físico, mental e emocional. Os óleos essenciais contêm componentes voláteis de flores, plantas, raízes, sementes, frutos, madeira e resinas.Com estes óleos cada espécie de planta tem um cheiro especifico. O uso de óleos essenciais não é uma terapia nova. Desde tempos imemoriais que os óleos essenciais têm vindo a ser usados pelos seus efeitos benéficos no corpo e na mente.
Os óleos essenciais possuem várias qualidades poderosas: acalmam, estimulam, relaxam e contribuem para eliminar o stress e as tensões da vida moderna.
A inalação, via oral ou aplicação via cutânea destes óleos essenciais 100% naturais, permite contribuir para o equilíbrio harmoniosos entre o corpo e a mente.
A utilização correta e refletida dos óleos essenciais 100% puros e naturais proporciona grandes benefícios tanto aos jovens como aos menos jovens.
Na Lifenatura damos importância aos óleos essenciais, fique a conhecer um pouco mais sobre a nossa gama variada.

O que é um óleo essencial 100% natural?

Os óleos essenciais são 100% naturais e não são:

  • Tratados quimicamente
  • Diluídos
  • Adulterados, ou seja, não são misturados com outros óleos.
  • Rectificados, ou seja, não são alterados para ficarem de acordo com uma composição química standard, pelo uso de aditivos ou por redestilação, que permite concentrar certos elementos.

O óleos essenciais são produzidos usando métodos tradicionais, a partir de plantas provenientes de agricultura biológica controlado ou de colheita selvagem. Em função da planta, podem utilizar-se dois métodos de produção:

  • a destilação a vapor de água: o vapor de água atravessa lentamente e a baixa pressão as plantas colocadas num tanque de destilação, permitindo que o vapor absorva as essências aromáticas destas plantas. Após a passagem dos óleos essenciais e do hidrolato por um elemento de arrefecimento, ambos são recolhidos e separados pela simples diferença de densidade. Assim, por um lado os óleos etéreos e por outro, obtém-se a água, que contém componentes solúveis, que se denomina hidrolato, ou água aromática.
  • A pressão: reservada normalmente para o processamnto de cascas de frutos cítricos, muito ricas em óleos essenciais. Após a pressão, o óleo essencial é colhido e filtrado.

Após a produção, os óleos essenciais são controlados quanto ao seu aspecto físico, organolepticamente e cromatograficamente. Este controlo rigoroso constitui uma garantia suplementar de qualidade.

Como podem ser usados os óleos essenciais?

O modo de usar dos óleos essenciais depende do objectivo para o qual é usado e do tipo de óleo. Os óleos essenciais são altamente concentrados, são substâncias muito fortes e devem ser usados sempre com grande cuidado. Por esta razão é extremamente importante que utilize sempre a dose recomendada e que respeite o modo de utilização específicos para cada tipo de óleo.

Via Oral

Aconselhamos a nunca o fazer sem consultar primeiro o seu médico. Nunca use mais do que 6 gotas por dia e máximo 2 gotas por dose. O óleo extraído da casca dos citrinos também pode ser usado em água.

Via cutânea

O uso de óleos essenciais sobre a pele é extremamente benéfico. Os óleos essenciais são absorvidos rapidamente pela pele e são transportados desta forma ao local necessário. Com exceção de casos específicos, os óleos essenciais têm de ser diluídos antes da aplicação na pele.

Puro

Apenas um numero limitado de óleos essenciais podem ser aplicados diretamente sobre a pele. O uso puro sobre a pele deve ser efetuado sempre com muito cuidado. Evite o contacto com os olhos.

Diluído

Alguns óleos podem ser aplicados diretamente na pele se forem diluídos previamente com um óleo de base, um óleo vegetal como por exemplo de amêndoas doces, de macadâmia, de jojoba ou um creme neutro.
A quantidade a diluir num óleo base ou num creme depende do tipo de óleo essencial, do efeito desejado e da parte do corpo que necessita de um óleo de massagem.

Banho

Nunca deite óleos essenciais diretamente na água se não estiverem diluídos, misture algumas gotas de óleo essencial num óleo de base vegetal, creme de banho e adicione-o à água do banho.
Atenção: devido ao perigo de choque térmico, não se pode utilizar óleo essencial de menta ou banho ou debaixo do chuveiro. Nunca utilize óleos essenciais para o banho do seu bebé.

Difusor de Aromaterapia

Visto que os óleos essenciais são produtos aromáticos e voláteis, prestam-se bem à dispersão no ar. Escolha o método de aplicação que achar mais agradável em função do efeito necessário.

Algumas medidas de prevenção

  • Manter os óleos essenciais fora do alcance das crianças
  • Feche bem o frasco de óleos essenciais e conserve-os num local fresco, ao abrigo da luz e num local seguro, pois estes são inflamáveis.
  • Evitar o contacto com os olhos e membranas mucosas.
  • Respeite a dosagem e o método de utilização recomendados.
  • Diluir os óleos num óleo base ou num produto neutro antes de utilizar diretamente sobre a pele ou no banho.
  • Tenha ainda mais cuidado em caso de epilepsia, asma, alergias, mulheres grávidas e crianças menores de 6 anos.

Várias plantas de Aromaterapia:

aromaterapia
Alecrim

É ideal para aliviar os pequenos incovenientes. Estimula a circulação e fortalece a vitalidade em casos de cansaço. É também ideal para massajar localmente os músculos rígidos.
Camomila Romana
Tem uma ação calmante e relaxante. Na massagem vai relaxar os músculos e as articulações. Estimula a função reparadora de pele graças ao seu efeito purificante, é também utilizado em casos de problemas de pele.
Manjerona
Tem um efeito calmante e relaxante. Proporciona ma sensação geral de renovação de força e utiliza-se em massagem local para manter a flexibilidade dos músculos e das articulações.
Na Lifenatura temos vários óleos essenciais indicados para a Aromaterapia, fique a conhecer todos AQUI >
aromaterapia biover
A Lifenatura é uma loja online especializada em produtos naturais, alimentação sem gluten e saudável, e cosmética natural.

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.