Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
Açaí em pó 70 g - Biosamara
03 Novembro 2020

Aloe Vera e as suas infinitas propriedades terapêuticas

O Aloe e Vera  possui funções curativas e estéticas bastantes significativas, é uma das plantas com maior significado terapêutico porque as suas propriedades complementares melhoram a qualidade de vida das pessoas ao nível de saúde e estética.

Embora muitas pessoas conheçam apenas as indicações relacionadas a cuidados com os cabelos e queimaduras na pele, muitos pesquisadores em alguns países têm trabalhado para provar o potencial desta planta no tratamento de outras doenças. Estudos têm mostrado que a interação dos componentes do aloe vera pode efetivamente curar muitas doenças.

E você já conhece todo o potencial desta planta incrível? Siga em baixo para obter mais informações detalhadas sobre o aloe vera e algumas das propriedades infinitas e surpreendentes desta planta.

aloe vera

Sobre a planta

Esta é uma planta que pertence à família Liliaceae e Aloe. São mais de 300 tipos de plantas, das quais o Aloe é a planta mais famosa e pesquisada nas indústrias alimentar, farmacêutica, cosmética e de fitoterapia (estudo das plantas medicinais).

A planta é composta principalmente por água, que representa mais de 90%. Pelas suas características suculentas, o aloe pode crescer em diversos ambientes e diferentes categorias de solo, inclusive os mais áridos e desérticos. Essa característica permite que a planta exista em diferentes partes do mundo.

Este reservatório natural é um gel que existe principalmente dentro das folhas, e é este ingrediente rico em nutrientes da glicose que tem sido estudado e comprovado pelas propriedades curativas da maioria das plantas. É comprovadamente fonte de minerais e vitaminas, como vitaminas A, C, D, B1 e B₂, alcaloides, saponinas, ácidos graxos, glicoproteínas, resinas, esteroides, aminoácidos, enzimas, etc.

Principais benefícios da Aloe Vera

Como já dissemos, as pesquisas sobre o aloe não param. Por causa dos seus nutrientes ricos, os pesquisadores estão cada vez mais à procura de possibilidades para aumentar e provar cientificamente os seus benefícios.

AloeVera Beneficios

Citamos alguns dos principais:

Anticancerígeno: Como coadjuvantes da radioterapia, quimioterapia e até pós-tratamento, as pesquisas sobre essa nova terapia têm mostrado resultados satisfatórios. Ainda existem muitos mecanismos que sugerem a eficácia da aloe vera em tumores, mas todos esses mecanismos levam a uma redução na probabilidade de células defeituosas se reproduzirem, levando à disseminação do cancro.

Anti-inflamatório e cicatrizante. Um polissacarídeo chamado acemanana presente nas plantas é o grande responsável pelos efeitos anti-inflamatórios e cicatrizantes. Além de promover a produção de fibroblastos, essa substância também pode estimular a produção de macrófagos (defesa do organismo). A produção de fibroblastos está relacionada com a regeneração da pele.

Tratamento da eczema. É relatado que o aloe vera tem um efeito significativo sobre a eczema após 24 horas do seu uso. A planta tem propriedades calmantes e curativas, que podem melhorar as zonas de comichão.

Diabetes e dislipidemia: estudos demonstraram que o aloe vera pode reduzir o colesterol prejudicial e o açúcar no sangue, tendo assim um efeito antioxidante.

Asma brônquica. Um xarope composto de gel de aloe vera mostrou melhorar clinicamente os pacientes com asma brônquica. Além de reduzir os efeitos colaterais causados ​​por medicamentos relacionados ao tratamento, também melhoram os indicadores respiratórios (como a saturação de oxigénio no sangue).

Antibacterianos: O catecol, ácido cinâmico e ácido ascórbico presentes no gel podem combater bactérias, fungos e vírus.

Sistema de expressão reduzida: Além de ser rica em vitaminas, a planta também melhora a absorção de componentes essenciais para a elasticidade da pele, como a vitamina C.  Além disso, num estudo com mulheres de 45 anos, a produção de colágeno destas aumentou.

Tratamento de placa bacteriana e gengivite: O gel incorporado em creme dental e enxaguatório bucal, é muito eficaz na redução do crescimento bacteriano e do potencial anti-inflamatório;

Além dos benefícios proporcionados, outros benefícios também podem ser mencionados, como ajuda a melhorar o equilíbrio eletrolítico do corpo, aumentar a resistência corporal e cardiovascular, hidratação da pele e do cabelo e ainda promove o transporte de oxigénio.

Cuidados quanto ao consumo da planta no estado natural

O uso do gel de forma natural, extraído da planta, com aplicação direta em locais de lesão, ou o consumo do sumo da planta não é proibido, mas recomenda-se cautela principalmente porque a avaliação toxicológica, ou seja, os efeitos tóxicos a longo prazo do consumo da planta ainda não foram completamente estudados.

Mesmo com algumas restrições, a existência de inúmeras propriedades terapêuticas da Aloe Vera é incontestável e possivelmente ao longo dos anos, cada vez mais seremos surpresos pelo poder desta planta com múltiplas indicações.

Referências

ANVISA. Informe Técnico n.47, de 16 de novembro de 2011. Esclarecimentos sobre comercialização de Aloe vera (babosa) e suas avaliações de segurança realizadas na área de alimentos da Anvisa. 

FREITAS, V. S.; RODRIGUES, R. A. F.; GASPI, F. O. G. Pharmacological activities of Aloe vera (L.) Burm. f. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 16, n. 2, p. 299-307, 2014.

MINJARES-FUENTES, R. et al. Effect of different drying procedures on physicochemical properties and flow behavior of Aloe vera (Aloe barbadensis Miller) gel. LWT-Food Science and Technology, v. 74, p. 378-386, 2016.

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.