Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
30 Novembro 2017

8 benefícios surpreendentes do consumo do alho

Sabia que o alho tem propriedades que oferecem inúmeros benefícios para a saúde? Os seus nutrientes são muito importantes para o sistema imunológico, em particular devido à substância alicina, que faz parte da composição deste alimento.
Um dente de alho por dia pode ser um bom aliado para combater uma série de doenças. Descubra quais!

1. É ótimo para a circulação sanguínea. Isto porque tem um elevado teor de vitamina B, que funciona como anticoagulante. O alho contribui para a diminuição dos níveis de homocisteína, o aminoácido responsável pela formação de coágulos sanguíneos e problemas cardiovasculares. No caso de grávidas e doentes com problemas de coagulação, como os hemofílicos, devem fazer um consumo moderado do alho.
2. Funciona como antibiótico. E a melhor notícia é que é natural. As vantagens do consumo do alho para curar a constipação ou a gripe são reconhecidas, porque reforça a imunidade do corpo. Pode ser consumido em chá, misturado com mel ou limão por exemplo, contribuindo assim para expulsar os vírus e as bactérias responsáveis por algumas infeções menos graves.
3. Efeito medicinal. Também em patologias como a tosse, sinusite ou catarro, o alho tem um poder reparador. Seja em infusões, misturado com eucalipto, seja em xarope ou vapores, o alho vai descongestionar as vias aéreas.
4. Limpeza natural. Sabia que o alho é excelente para o bom funcionamento do fígado? Como é rico em vitaminas A, B e C, contribui para a desintoxicação deste órgão vital. Além disso, tem um poder anti-inflamatório, sendo um bom aliado de quem tem gordura no fígado.
5. Favorece o sistema digestivo. Já sabemos que o alho é amigo do fígado. Mas, este favorece igualmente o funcionamento do pâncreas. Isto porque estimula o ácido gástrico, responsável pelo processamento dos alimentos. Misturado com saladas ou em molhos, facilitará o processo digestivo. Claro, que doentes com patologias do foro do estômago devem fazer um consumo moderado.
6. Favorece o controlo dos níveis de colesterol. Um alho por dia diminui o colesterol mau em 9%. Tudo graças à sua substância alicina, que é benéfica para o sistema cardiovascular.
7. Favorece a absorção de vitaminas e minerais. Por isso, pode ser uma mais-valia para tratar pessoas com deficiência de ferro e anémicas.
8. É rejuvenescedor. Sim, é verdade, o alho faz muito bem à pele. O seu poder antioxidante estimula a renovação das células, contribuindo para a redução de problemas de pele, como o acne, e para atrasar o envelhecimento celular precoce.
 

E como consumir o alho?

Já se conhece o poder antissético e antibacteriano do alho. Para quem tem dúvidas na forma como ingerir mais regularmente este alimento, estas dicas são importantes:

  • Opte por consumir o alho cru, uma vez que aquecido perde grande parte das suas boas qualidades;
  • Use o alho não só na base de refogados, mas também em saladas e em molhos, triturado ou em bocados;
  • O alho no chá tem um enorme potencial enquanto curativo e antibiótico natural;
  • Suplementos de alho também são uma boa opção, para pessoas mais práticas ou que não gostem do sabor.

 

Já pensou em comer alho em jejum?

Este alimento oriundo da Ásia Central é conhecido pelo benefício medicinal desde o antigo Egito. Consumir o alho em jejum é a melhor forma de desintoxicar o corpo. Deste forma, terá uma ação importante na prevenção da diabetes e de depressões.
Recomenda-se, por isso, o consumo de um a dois dentes de alho por dia. Para quem não gosta de alho ou tem dificuldade em preparar este ingrediente, devido ao odor persistente e forte, tem como alternativa os suplementos de alho. São um excelente complemento para tornar as suas refeições ainda mais saudáveis. Na Lifenatura tem várias opções para diferentes ritmos de vida.

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.