Envios em 24h na maioria dos produtos
Portes grátis a partir de 30€ para Portugal
23 Fevereiro 2018

7 problemas que a Valeriana trata de uma forma natural!

Anda stressado? Tem dificuldade em dormir? Quer emagrecer e não consegue? A solução para estes e outros problemas está na valeriana!
Certamente que pensou de imediato na camomila. Mas a verdade é que quando se fala em efetividade do tratamento, a valeriana fica à frente. Talvez seja por esta razão que os chás e produtos que contêm valeriana sejam dos suplementos mais vendidos na área dos produtos naturais.
Mas, antes de conhecer os seus benefícios, vamos descobrir quais são as propriedades que fazem da valeriana uma erva tão rica e com utilizações tão diversificadas. Por exemplo:
Sabia que esta planta perene é nativa da Europa e pode chegar aos dois metros de altura?  E que, para além de valeriana, esta planta também pode ser apelidada de erva-de-amassar ou erva-de-São-Jorge?
Saiba tudo sobre esta planta e os seus benefícios.

Onde encontrar a valeriana?

Esta erva medicinal floresce na altura do verão e pode ser cultivada em jardins. Identificá-la no meio de outras flores é fácil: folhas pequenas, em tom verde-escuro e pequenas flores de tons branco, rosa-claro ou roxo.
Se não tem espaço ou paciência para a jardinagem, fique descansado. É possível encontrar esta planta milagrosa nos produtos da Lifenatura. 

Porque é que chamam esta erva de “estar com saúde”?

Porque é o significado do seu nome em latim (valere). Uma sabedoria que inexplicavelmente até os gatos conhecem, já que adoram cheirar a valeriana, e daí que também seja conhecida por erva-dos-gatos.

A valeriana é indicada como terapia natural em casos como:

  1. Insónias – Na Europa, a valeriana é dos sedativos naturais mais conhecidos e usados há muitos anos. As suas propriedades relaxantes estimulam e melhoram a qualidade do sono, sendo um aliado natural de quem sofre de insónias.
  2. Controlo da ansiedade – Sabia que a Organização Mundial de Saúde confirma que a valeriana traz vantagens para quem tem problemas de ansiedade. Por exemplo, durante a Primeira Guerra Mundial, a valeriana foi usada em soldados e civis como tratamento para controlar a ansiedade e tensões geradas pelos traumas da guerra. Isto porque esta erva atua na regulação das células nervosas.
  3. Processo de emagrecimento – Através do controlo dos sintomas de ansiedade e problemas de sono, que muitas vezes contribuem para o excesso de peso, esta erva ajuda indiretamente no processo de emagrecimento.
  4. Hiperatividade – Em 2014 foi realizado um estudo que analisou os efeitos da combinação do extrato da raiz de valeriana e da erva-cidreira em 169 crianças em idade escolar primária. Em sete semanas, o número de crianças que tinha sintomas de hiperatividade desceu de 60 para 13%. Além disso, os pais relataram uma melhoria do sono dos mais pequenos.
  5. Dores menstruais – Esta planta é uma grande aliada para quem sente os desconfortos da Tensão Pré-Menstrual (TPM), nomeadamente as cólicas. Como tem um composto natural que funciona como relaxante muscular natural, a valeriana acalma as contrações do útero.
  6. Tensão alta – Como é relaxante e calmante, a valeriana contribui para um melhor controlo da pressão arterial.
  7. Transtornos obsessivos-compulsivos – Em 2011, uma pesquisa de oito semanas mostrou que a valeriana é bem tolerada por quem sofre de TOC, auxiliando no tratamento deste distúrbio obsessivo e de comportamentos repetitivos, ao propiciar um maior descanso e qualidade de vida dos pacientes.

Sabia que pode usar a valeriana na culinária?

É verdade. A valeriana edulis tem uma raiz comestível e as suas folhas novas podem ser consumidas nas refeições. Para além disto, pode igualmente aplicar a erva no banho para aliviar as dores reumáticas.

Outras formas de consumir valeriana

Esta erva pode ser ingerida em chá e nos formatos de cápsulas, comprimidos e tintura (consiste num concentrado de extratos de erva e álcool).

Visite a nossa loja online e encontre diferentes formas de aproveitar todos os benefícios da valeriana. Escolha a solução que melhor se adapta a si!

Novidades e Promoções

Subscreva a Newsletter e receba as nossas novidades!
Faça subscrição e receba 5€ de Desconto na sua primeira compra.